quinta-feira, 14 de maio de 2009

AFRO MIX

AFRO-MULHER
Uma aula preparada pela grande bailarina angolana para todas as mulheres que querem descobrir os movimentos femininos nas danças africanas. Trablha o movimento das ancas, a postura e toda a elegancia, sensualidade e força oculta em danças africanas.

COLÁ SAN JON (Cabo Verde)
Jogo dos tambores e dos apitos no dais de São João, ligado ao ritual da fertilidade da terra no solstício de verão. Os pares batem-se cadencialmente entre si. Dança da Umbigada.

DANÇA AFRO-CONTEMPORÂNEA
Pesquisa individual e em conjunto efectuada pelos alunos, utilizando diversas técnicas lançadas pelo professor, recriando vivências e situações, relacionadas com o objectivo.O movimento será trabalhado exaustivamente, no sentido de transmitir veracidade em cada gesto. É considerada de extrema importância a emotividade de cada movimento. Neste sentido o professor aposta num trabalho de profunda pesquisa que irá ao encontro da energia de cada um.Esta pesquisa é iniciada no eu de forma a mais tarde serem transformadas em movimento todas as frases encontradas.É um processo continuo de dentro para fora, ganhando consistência e forma até ser alcançado o objectivo.



KAZUKUTA (Angola)
É a dança por excelência que é de sapateado lento, seguido de oscilações corporais, firmando-se o bailarino, ora no calcanhar, ora na ponta dos pés, apoiando-se sobre uma bengala ou guarda-chuva. Os tocadores usam instrumentos como latas, dikanzas, garrafas, arcos de barril e, para algumas variações rítmicas, a corneta de latão e caixa corneta. Os bailarinos trajam-se de calças listadas e casacas devidamente ornamentadas, representando alguns postos do exército, cobrindo o rosto com uma máscara, representando alguns animais, para melhor caricaturar jocosamente o inimigo (o opressor).
(através de http://www.dancasafricanas.com/)

KUDURO (Angola)
Estilo de música e dança Angolana.Dança recreativa de exibição individual ou em grupo.Fusão da música batida, com estilos tipicamente africanos, criados e misturados por jovens Angolanos, entusiastas e impulsionadores do estilo musical, adaptando-se a forma de dançar, soltando a anca para os lados em dois tempos subtilmente, caracterizando o movimento do bailonço duplo.Da dança Sul-Africana denominado " Xigumbaza ", que significa confusão, que era dançada pelos escravos mineiros, enquanto trabalhavam mudos, e surdos só as vozes das botas se faziam ouvir como um canto de revolta, adaptando-se ao estilo musical Kuduro nasce, o Esquema ou Dança da Família. Dança da Família por ser dançado geral em grupo exercitando o mesmo passo varias vezes em coreografia coordenada pelos participantes na dança. Dançada normalmente em festas ou em discotecas.
(através de www.dancasafricanas.com)



SOUKOUS (Kongo)


Sem comentários:

Enviar um comentário